Para conseguir o status de uma rede de franquia de sucesso é necessário muito mais do que apenas vontade de crescer. O sistema de franquias é sem dúvidas uma das maneiras mais seguras de expansão e aceleração de negócios, já que o mesmo é uma excelente opção de crescimento e elevação da empresa através da maximização dos resultados.
Ter uma rede franqueadora não é uma tarefa fácil, requer muito planejamento, estratégias e conhecimentos necessários. Franquear um negócio vai muito além do que apenas ceder a marca, o produto ou o projeto arquitetônico. Trata-se de ceder todo um know how de gestão, gerir uma marca e desenvolver de forma contínua o modelo de negócio do franqueador para estar em constante aperfeiçoamento e crescimento.
Diversas práticas já são adotadas por grandes empresas de sucesso no franchising, logo abaixo listamos 5 das principais recomendações que toda rede de franquia deve seguir.
1. Invista em um time capacitado
Tenha a certeza de que você está com os melhores! O franqueador precisa se preocupar em construir e capacitar um grupo de profissionais aptos e focados na resolução de problemas para darem todo o suporte necessário para o negócio e para os franqueados, vale lembrar que a gestão de pessoas é uma das tarefas mais complexas e mais decisivas para o sucesso de uma rede de franquias.
Uma equipe engajada, bem preparada e em harmonia, transmite sintonia para o cliente, melhorando assim a experiência do franqueado e impactando positivamente nos resultados.
2. Invista em um software de gestão
Otimização de tempo e de dinheiro, é isso que um bom software de gestão pode te proporcionar. No caso das franquias, a utilização de um software de gestão pode potencializar exponencialmente a comunicação, gestão de processos e a expansão de toda uma rede.
Um sistema completo e eficiente de gestão poderá assegurar a padronização da rede, manter uma comunicação clara e alinhada entre as unidades franqueadas e até mesmo acelerar o crescimento da marca.
3. Renegociar constantemente com os fornecedores
Com o crescimento da marca e no número dos franqueados, é natural que a quantidade de pedidos aumente, sendo assim, é indispensável que a rede franqueadora busque novas renegociações e preços mais baixos, o que impacta diretamente nas finanças da empresa.
4. Monitoramento constante dos indicadores da rede
Todas as decisões que envolvem a franqueadora devem ser tomadas através das análises dos dados coletados da empresa e dos franqueados. Alguns dos principais indicadores são: vendas, ticket médio, taxa de conversão, quantidade de clientes por período, lucratividade, entre outros.
Para que seja realizada uma melhoria constante na sua empresa, é necessário muito controle e atenção a essas informações básicas e passar a implementar ações que vão levar ao crescimento do seu negócio.
5. Aposte em inovação constantemente
Para se manter relevante e conquistar o público, todo e qualquer negócio precisa estar atento às novidades do mercado. Uma maneira de se fazer isso é estudando e ficando atento aos pontos fortes e fracos do seu público-alvo, através dessa ação é possível detectar uma necessidade que não está sendo suprida.
Você pode inovar em diversos aspectos, através de um novo produto, um atendimento diferenciado, aplicativo próprio, acompanhar o que está ganhando a atenção na internet, processo de produção diferente que irá otimizar e agilizar algum processo, etc.
Com essas dicas a sua empresa cresce e pode se tornar uma referência no franchising, os benefícios são inúmeros, vão desde uma expansão potencializada e mais rápida da sua marca, economia nos processos de produção, menos riscos trabalhistas e um maior faturamento.