O franchising se tornou um dos principais modelos de negócio da última década, principalmente em razão dos inúmeros benefícios e vantagens que o mesmo possibilita ao franqueado e ao franqueador.
De acordo com os dados de 2022 da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias já se recuperou dos baixos lucros sofridos no período pré-pandemia de Covid-19 e ainda deve atingir o pico de faturamento anual de R$200 bilhões nos próximos anos.
Com isso, podemos concluir que investir nesse modelo de negócio ainda é vantajoso e altamente lucrativo, e para te ajudar a entender melhor sobre o mundo das franquias, a Zanon Expand preparou um guia completo de tudo o que você precisa saber sobre esse mercado.
O que é franquia?
Franquia é uma unidade de um negócio já existente. A empresa franqueadora vende os direitos de uso da marca e reaplica seus processos, produtos e serviços para um franqueado que irá começar o seu negócio com uma estrutura sólida e já estabelecida.
O franchising possibilita mais praticidade, agilidade e segurança no início de um novo empreendimento, já que o franqueado não precisará passar pelos processos de escolha do nome, formulação dos produtos/serviços, construção da identidade visual da marca, posicionamento da marca no mercado, entre outros.
Sendo assim, investir em um modelo de franquia é ter a certeza de que colocou o seu dinheiro em uma empresa que já deu certo, mas somente isso não é necessário para o sucesso da sua franquia, o trabalho deverá ser mútuo, o franqueado e o franqueador devem trabalhar em conjunto tendo como objetivo comum o crescimento o fortalecimento da marca.
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Vantagens do sistema de franquias
Apostar nas franquias é uma decisão muito benéfica tanto para os franqueados quanto para o franqueador. Confira abaixo as principais vantagens desse modelo de negócio.
Para o franqueado
- Oportunidade de abrir um negócio sem possuir experiência na área;
- Ser proprietário de um negócio já conhecido e renomado;
- Correr menos riscos na abertura do empreendimento, já que esse negócio já foi testado e comprovado;
- Troca de experiências constantes entre os parceiros da marca;
- Acesso a métodos profissionais de gestão e operação;
- Suporte técnico e administrativo durante todas as etapas da implantação da franquia
- Indicação de equipamentos e fornecedores
Para o franqueador
- Mais agilidade e praticidade na expansão da marca;
- Descentralização da gestão;
- Potencialização da eficiência das operações;
- Possibilidade de maior concentração na produção e no desenvolvimento de novos produtos ou serviços;
- Maior presença da marca em território nacional;
Sabendo de tudo que apresentamos neste texto, será ainda mais simples colocar seus planos em prática, seja como franqueado ou como franqueador!