Você está interessado em se tornar um franqueado ou seu papel como empreendedor de franquias ainda não está claro? Confira logo abaixo a explicação que preparamos sobre o real papel do franqueador.
O sucesso de uma rede de franquias depende tanto do franqueador, quanto do franqueado. O trabalho e a gestão em conjunto é o segredo de uma marca sólida, próspera e atrativa.
O que significa ser franqueado?
O franqueador é um empresário especialista detentor de uma marca registrada que cede os direitos de uso da mesma para empresários que desejam ter uma unidade do seu negócio.
Através de um contrato de franquia, o franqueador permite que cada franqueado utilize sua marca para implementar o conceito desenvolvido e testado, devendo, ainda, seguir todas as regras e os princípios da franquia, e, assim, operar com a mesma marca dentro do mesmo padrão, passando a fazer parte de uma rede.
O franqueador tem a responsabilidade de transmitir todo o know how do seu negócio para o franqueado
É de responsabilidade do franqueador ensinar tudo sobre o seu negócio, desde áreas como o marketing até o treinamento da equipe, todos os processos da empresa precisam ser transmitidos e ensinados.
O franqueado tem a função de manter a franquia em constante evolução
Uma das principais funções do franqueador é manter a rede sempre atualizada e por dentro das tendências do mercado.
Inovação é a palavra da vez, quem inova e preza por novas tecnologias mantém a sua rede de franquias atualizada, relevante e traz mais credibilidade e renome para a marca.
Suporte ao franqueado
É papel do franqueador prestar suporte total ao franqueado no que se diz respeito ao bom funcionamento da unidade. Esse é um quesito que está previsto em contrato e, por isso, o franqueador deve cumprir.
Esse suporte começa antes mesmo da unidade ser inaugurada, através da participação do franqueador no processo da escolha do local, na orientação na contratação da equipe, no auxílio na padronização do local, entre outros.
O franqueado também deverá receber treinamentos de todas as áreas do negócio, garantindo assim que o próprio estará hábil a gerir a unidade franqueada.