Ser o fundador de uma marca que alcançou o status de uma rede de franquias de sucesso é o sonho de muitos empresários. No momento de transformar a sua empresa em uma rede de franquia é necessário muito cuidado e atenção, pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo com os 5 erros mais comuns na hora de entrar para o franchising e o que fazer para não correr o risco de cometer esses erros.
- Não planejar cada passo e querer imediatismo na expansão
Para garantir uma expansão segura e com excelentes resultados é necessário muito planejamento e possuir um plano de ação detalhado e assertivo.
Mais do que nunca, contar com ajuda profissional nessa etapa tão importante é crucial para definir o sucesso da execução da rede. Certifique-se de que você está amparado em todas as questões legais e burocráticas que envolvem o processo.
- Não saber quais são as obrigações da franqueadora
No franchising, tanto o franqueado, quanto o franqueador possuem obrigações e deveres que devem ser cumpridos rigorosamente para a prosperidade e consolidação da rede.
O papel do franqueador é garantir o pleno funcionamento da rede, criar normas, processos, políticas e padrões que devem ser seguidos pelos franqueados para a implantação, a operação e a gestão das respectivas franquias, garantir uma análise estratégica do negócio, oferecer ações de marketing alinhadas com o propósito da marca e suporte em todas as áreas da franquia.
- Não se preparar para se dedicar a rede
Para que a sua rede prospere e se destaque dia após dia, é preciso que o franqueador esteja 100% comprometido com o negócio e exerça com maestria a sua função de franqueador e idealizador da rede.
- Selecionar mal os seus franqueados
Os seus franqueados serão responsáveis por distribuir e representar a sua marca, na etapa de venda da franquia é preciso analisar os perfis dos candidatos, não pense somente no venda, pense a longo prazo e certifique-se de que os ideais do franqueado são compatíveis com os da empresa.
- Administrar mal os fundos de propaganda
Essa é uma das maiores queixas dos franqueados. Todas as campanhas de marketing precisam ser criadas e elaboradas seguindo uma escala macro, onde todos os franqueados, de todas as regiões do país serão beneficiados e representados com as campanhas e todo o material digital, impresso e televisivo.
Decidir franquear um negócio é uma decisão importante que deve ser planejada e executada seguindo as diretrizes da marca. Nesse momento tão delicado, contar com profissionais experientes e que irão ajudar a sua marca a entrar com o pé direito no franchising é essencial!