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Como transformar minha empresa em uma franquia? 

O maior desejo de todo empresário é ver a sua marca reconhecida em todo o Brasil, nesse caso, o franchising é a opção mais rápida, segura e assertiva. 

Se o seu negócio já é um sucesso, por que não expandir e abrir novas unidades, não é mesmo? Mas investir na expansão através de unidades próprias não é uma tarefa tão simples assim e exige um valor para aplicação bastante considerável, sendo assim, o caminho mais buscado por empreendedores é a expansão através das franquias. 

Porém, antes de ingressar no mercado de franquias, é importante que você fique atento a alguns detalhes importantes, pois gerir uma rede exige muito conhecimento e bastante preparação. Agora eu tenho certeza que você deve estar se perguntando: “mas afinal de contas, o que eu preciso saber antes de transformar meu negócio em uma franquia?”, é exatamente o que iremos te informar logo abaixo. 

 O processo de preparação do negócio para o franchising, criação do business plan e formatação da franquia são passos indispensáveis para quem deseja começar com o pé direito no mundo das franquias de sucesso. 

Em primeiro lugar, é importante pontuar alguns aspectos relacionados ao negócio. Uma análise muito bem detalhada sobre o seu negócio precisa ser feita, nessa análise deverá conter todos os processos, os pontos fortes e pontos fracos, dificuldades que são enfrentadas, possíveis oportunidades, entre outros. 

Com essa análise finalizada, o  próximo passo é realizar um diagnóstico de franqueabilidade do seu negócio. 

Para uma empresa se tornar uma rede de franquias são necessários alguns pontos: 

1- Seus processos precisam ser replicáveis  

O seu futuro franqueador precisa saber reproduzir os seus produtos/serviços mantendo o mesmo padrão de qualidade da sua empresa, sendo assim, todos os seus aspectos que garantem a excelência do seu negócio precisam ser ensináveis. 

2- Seu negócio precisa ser diferente

A  sua empresa precisa se destacar, seja através de um produto/serviço, atendimento, etc, o importante é que o seu negócio apresente algo único e atrativo. 

3- Seu negócio precisa ser lucrativo

No franchising você irá oferecer ao seu franqueado um negócio lucrativo, seguro e inovador, sendo assim, você precisa mostrar que ele irá lucrar tanto quanto você, e para isso, é essencial que a sua empresa esteja em crescimento e com números favoráveis sobre a finança do negócio. 

Se o seu negócio atende a esses pontos, você está apto para entrar para o franchising! Logo abaixo iremos apresentar os pontos que não poderão ficar de fora da sua formatação. 

  • Registre a marca 

Assegure-se de que sua marca está liberada para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Isso evita problemas futuros com a replicação do seu negócio.

  • Elabore a Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Circular de Oferta de Franquia (COF), prevista na Lei de Franquias, é o documento que oficializa a oferta de seu negócio no formato de franchising e apresenta os documentos exigidos presentes no Art. 3º da LEI Nº 8.955, de 15 de DEZEMBRO DE 1994, que dispõe no contrato de franquia empresarial (franchising).

É na COF que estão todos os dados a respeito da empresa e o modelo de franquia adotado. 

  • Estruture um plano de negócio 

É através do plano de negócio que é definido os aspectos estruturais e os objetivos da empresa no mercado. Quais são os custos de instalação da franquia? Quais os produtos oferecidos pela marca e seus diferenciais? Qual o prazo de retorno do investimento do franqueado? O potencial de lucratividade do negócio? Quais serão os royalties sobre o faturamento da franquia? Essas e outras questões devem ser respondidas para que o franqueador saiba exatamente o que é necessário fazer para que a empresa cresça e se mantenha antenada no mercado. 

  • Tenha um planejamento financeiro

É fundamental ter uma reserva de caixa destinada à expansão, dentro desse orçamento é necessário que parte desse valor seja destinado a contratação de uma empresa especialista para garantir que a sua expansão seja feita dentro das leis do franchising e de maneira maximizada, agilizada e segura. 

  • Manuais da franquia 

 O manual da franquia aborda as rotinas operacionais que acontecem na sede. Como funciona a rede? Quais são os processos? Quais cuidados devem ser tomados?

Fazer um manual da franquia é deixar acessível e especificamente todos os processos do negócio para responder corretamente às perguntas dos seus franqueados. 

  • Manual de uso de imagem 

Nesse manual estará o que é permitido e o que é proibido em relação ao uso da marca. Essa parte é primordial para que a instalação de novas unidades seja feita de forma padronizada. 

Se as unidades franqueadas apresentarem cores e padrões visuais diferentes, isso afeta a reputação da marca e passa a sensação de desorganização por parte dos administradores.

  • Programa de treinamentos 

O papel dos treinamentos é prezar pela padronização do funcionamento das unidades, na maioria dos casos, os seus franqueados não possuem nenhum conhecimento sobre o mercado em que a sua empresa está inserida, sendo assim, é de sua responsabilidade garantir que ele esteja apto a gerir uma unidade de maneira eficiente. 

  • Suporte

O seu franqueado precisa contar com uma rede de apoio ágil e disponível, preze por um suporte simples, objetivo, prático e esteja sempre disposto a sanar qualquer dúvida. 

Se você acredita que está na hora de alçar novos voos e entrar de cabeça no franchising, conte com a nossa ajuda nessa nova etapa, nós possuímos o know-how necessário para transformar a sua empresa em uma rede de franquias de sucesso. 

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