Segundo um levantamento realizado pela Praxis Business e pelo Grupo MD, mais de 60% das redes de franquias já possuem um faturamento superior a patamares anteriores à pandemia de Covid-19.
Participaram do levantamento 131 franqueadoras do país que, juntas, somam cerca de 28,5 mil unidades de franquias de diferentes setores, sendo eles: alimentação (25,2% da amostra); saúde, beleza e bem-estar (18,3%); moda (13,7%); serviços e outros negócios (9,9%); casa e construção (9,2%); outros (7,6%); serviços educacionais (4,6%); limpeza e conservação (3,8%); serviços automotivos (3,1%); entretenimento e lazer (2,3%); hotelaria e turismo (1,5%); e comunicação, informática e eletrônicos (0,8%). Em relação a faturamento, 23,7% da amostra tem receita superior a R$ 300 milhões por ano.
No ano de 2022, o setor do franchising se mostrou resiliente, lucrativo e estável, apresentando crescimento mesmo com as adversidades vindas do delicado momento econômico que todo o mundo vivia devido às paralisações e ao declínio da economia advindo da pandemia.
A pesquisa também apontou que 71% das redes franqueadoras inovaram e adotaram mudanças em seus modelos de negócios, sendo que 54% passaram a intensificar o uso dos canais digitais; 47% investiram na digitalização de processos, produtos ou serviços; 39% adotaram modelos de negócios mais enxutos (com menos investimento); 29% adotaram novos produtos; e 24% adotaram novos serviços para expandir suas áreas de atuação.
O Franchising vive um momento com cenários animadores para o ano de 2023 e promete ser um dos setores de maior crescimento e expansão do mercado.
2023 será um excelente ano para quem deseja investir na compra de uma unidade franqueada e também para quem deseja expandir sua empresa através das franquias como uma rede franqueadora, sendo essa opção uma das mais rápidas, seguras e lucrativas para quem deseja crescer exponencialmente e fortalecer a sua marca em todo o território nacional.