O Franchising apresentou números animadores em 2022 e a tendência é superar os faturamentos em 2023. Diante de um novo governo e o crescimento pela busca do empreendedorismo, 2023 tem tudo para ser um dos melhores anos para o franchising!
Atualmente as franquias são um dos principais meios de expansão e aceleração de marcas, já que as mesmas oferecem um crescimento exponencial, fortalecimento da marca e diversos outros benefícios que vão ajudar a empresa a se consolidar no mercado nacional e internacional.
O mercado do franchising sofreu algumas mudanças no período da pandemia, uma delas foi a do mercado de trabalho, o que refletiu no varejo e no aumento do homeoffice, o que levou a uma prática que é muito comum hoje em dia, o trabalho híbrido (alguns dias homeoffice e outros presencial na sede da empresa), todos essas mudanças influenciaram no cenário deste setor para esse ano.
Outro grande fator de mudança é a troca de governo, esse acontecimento deixou todos os empresários em estado de alerta para os primeiros passos do novo presidente e as mudanças que poderão ocorrer no mercado.
Dito isso, especialistas apontam quais serão as grandes tendências para o franchising em 2023, confira logo abaixo quais são.
1) Novos formatos de negócios – As redes franqueadoras sabem que os investidores muitas vezes preferem um investimento menor, seguindo esse pensamento, muitas estão criando formatos diferentes e mais enxutos de suas operações tradicionais para poder atender quem busca substituir o emprego por uma franquia e também para quem possui valores médios para investir, mas mesmo assim deseja começar com negócios menores. Quiosques, mini-lojas, store in store, espaços compartilhados e outras alternativas estão em alta e são uma excelente opção de investimento para ambos os lados.
2) Serviços residenciais – Depois da pandemia, um novo comportamento foi adquirido por uma parte da sociedade: o hábito de passar mais tempo em casa, o brasileiro acostumou-se a ficar mais em casa e, assim, passou a valorizar mais o seu lar. Os serviços residenciais, portanto, formam um segmento que apresenta enormes chances de crescimento – da decoração à limpeza especializada, passando por chef em casa (cozinheiros em domicílio) e serviços de saúde homecare, essas áreas só tendem a crescer!
3) Franquias homebased – Outro hábito que o brasileiro passou a ter foi o do trabalho remoto, ou seja, o homeffice ou em um sistema híbrido (parte em casa, parte na empresa). Muitas pessoas gostaram dessa opção e buscam franquias que sejam formatadas para trabalho homeoffice.
4) Delivery – Essa modalidade já vem apresentando crescimento a alguns anos, as franquias que também oferecem o serviço de delivery continuam crescendo a cada dia, e engana-se quem pensa que serve apenas para a alimentação, a comodidade de receber produtos em casa alcança todas as áreas e, com isso, também crescem as oportunidades em logística, dark kitchens e dark stores – todos negócios intimamente relacionados.
5) Internacionalização – Pouco explorada anteriormente, nesse ano as marcas prometem investir na internacionalização, com vacinas disponíveis praticamente no mundo todo, as redes brasileiras veem no exterior uma possibilidade mercadológica interessante, especialmente por não se sentirem tão seguros com a economia brasileira nesse momento.
6) Diversidade e inclusão – Com os consumidores cada vez mais conscientes e politizados, as franqueadoras precisam assumir um papel social e seguir fielmente os seus valores, podendo se tornar, se agirem de forma estratégica e organizada, disseminadoras da conscientização e implantação de ações de diversidade e inclusão. O franchising tem a capacidade de multiplicar conceitos rapidamente e pode criar diferenciais competitivos a partir de soluções inovadoras para elevar o capital humano, tanto do ponto de vista do tratamento adequado de seus colaboradores quanto de seus clientes. Essa tendência será mais forte em 2023 e se perpetuará nos próximos anos.