2022 foi um ano foi um ano favorável para o franchising, e 2023 promete ser melhor ainda!
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022 o faturamento das franquias no país cresceu 12% no acumulado de doze meses até setembro, superando os R$ 200 bilhões. Também foi registrado crescimento em todos os 11 segmentos desse mercado.
Uma excelente notícia tanto para os franqueadores quanto para os franqueados é que algumas cidades como Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, reduziram a alíquota do imposto a ser recolhido pelos franqueadores quando do recebimento de royalties pagos pelos franqueados, de 5% para 2%, o que pode fomentar a entrada de novos players nesses locais e apresenta um cenário animador para ambas as partes.
Isso significa mais lucratividade para o franqueado e uma ampliação da procura por novas unidades, já que para quem deseja empreender através das franquias, esse é um excelente momento devido a alta lucratividade do setor e a redução do imposto.
Quando você quer empreender e opta por ter ter uma unidade de uma franquia, tem algumas vantagens, como padronização de procedimentos, organização aplicável e o suporte de uma empresa grande por trás, o que aumenta as suas chances de sucesso já que não terá que criar um negócio do zero, e sim começará a empreender com um modelo de negócio testado e aprovado.
Com essa ótima notícia é projetado um crescimento ainda maior para o franchising neste ano, já que esse incentivo ajudará a conquistar novos empresários que desejam empreender através de franquias e também servirá de incentivo para que empresas possam expandir seus modelos de negócio como uma franqueadora.
A expansão através das franquias apresenta inúmeros benefícios para a marca franqueadora, como: garante uma maior presença da marca no território nacional, fortalecimento da empresa, expansão acelerada e maximizada, garante também um maior comprometimento com o crescimento da empresa, já que o franqueado será dono da sua unidade e se comprometerá a fazer dessa marca um sucesso, já que o sucesso da empresa franqueadora também significa o sucesso das unidades franqueadas.