Guia completo para uma estruturação de uma rede de franquias de sucesso 

Se você deseja montar uma rede de franquias, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer isso, pode ficar tranquilo, preparamos esse guia completo que vai te ajudar! 

As franquias representam um modelo de expansão seguro, agilizado e com excelentes benefícios, não à toa que milhares de empresas ao redor do mundo optam por esse modelo de negócio para conseguir crescer e atingir novos mercados.

Vantagens de uma rede de franquias 

É comum que algumas empresas expandam seus negócios com a abertura de filiais, usando investimentos próprios da marca. Porém, este tipo de crescimento demanda um maior capital, além de exigir pessoas de confiança para os novos estabelecimentos e não possibilitar uma expansão de maneira acelerada e que contemple grandes regiões.

No franchising, o investimento da expansão da marca ocorre de maneira terceirizada, ou seja, os seus futuros franqueados que  investem na abertura da unidade. Dessa forma, possibilita a inauguração de mais lojas ao longo do tempo.

Além disso, com a expansão por meio de franchising, a empresa pode conseguir negociar preços mais baixos com fornecedores. Com o crescimento da demanda, sua capacidade de compra expande e com isso seu poder de negociação, garantindo mais economia para a franqueadora e para os franqueados.

O franchising oferece diversas vantagens, mas para entrar com o pé direito nesse mercado, é preciso que muitos pontos da estrutura do negócio sejam revistos, analisados e adaptados. 

A seguir, você poderá conhecer o passo a passo para estruturar a sua rede de franquias. 

  1. Análise de franqueabilidade 

Para a empresa se tornar uma rede de franquia, deve-se analisar se o seu negócio é viável para este modelo. Ou seja, se a sua operação pode ser replicada em unidades longe da sede.

Esta análise é feita por meio de um estudo de franqueabilidade. Logo, avalia se o negócio da empresa pode passar por esta transformação para o modelo de franquia de modo que as operações e processos sejam preservados e não impactem o resultado final.

  1. Avaliação da viabilidade financeira da empresa

Em alguns casos, as empresas que passam por dificuldades financeiras resolvem investir em modelos de franquia para recuperar o caixa. Porém, essa prática é completamente equivocada e provavelmente tornará o negócio inviável.

A empresa franqueadora deve estar com uma base financeira sólida para poder investir no processo de franqueamento, já que para isso será necessário realizar investimentos para garantir o sucesso da rede. 

A sua empresa servirá como um modelo de negócio ideal para o seu franqueado, ele precisa lucrar tanto quanto você, e para isso, é necessário que a sua empresa tenha lucros satisfatórios e atrativos.

  1. Documentação 

A formatação de uma empresa em franquias passa também pela parte burocrática, que envolve alguns documentos legais.

Primeiramente, a rede deve proteger sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Assim, terá uso exclusivo de sua identidade frente ao público.

No mercado de franquias, outro documento importante é a Circular de Oferta de Franquias (COF), que deve ser elaborada pela franqueadora.

Logo, no documento que é regulamentado pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19), deve constar informações importantes. Por fim, precisa-se ter o balanço financeiro da empresa, os direitos e deveres das partes, bem como os investimentos necessários para cada unidade franqueada.

  1. Treinamentos e manuais para franqueados 

Essa etapa é fundamental para garantir o bom funcionamento das unidades franqueadas, é através desses treinamentos que os seus franqueados irão aprender a gerir da melhor maneira possível as suas unidades.

Certifique-se de que todo o know-how da marca seja passado e que todos os processos e etapas da formatação da marca sejam apresentados. Também é importante que todas as áreas do negócio sejam abordadas e repassadas ao franqueado. 

Esses treinamentos são importantes para que as unidades sigam o padrão da rede de maneira qualificada.

  1. Realize o marketing para expansão 

Para uma rede de franquia se destacar no concorrido mercado de franchising, é necessário que seja realizado um investimento no marketing da empresa. 

Neste caso, a empresa deve trabalhar o marketing em dois viés. Primeiramente, mostrar para os seus clientes que a rede ainda é a mesma. Então, demonstre também que os produtos e serviços são os mesmos com os quais estão acostumados, ou até melhores, assim, a rede fortalece ainda mais seu posicionamento no mercado e atrai novos investidores, sendo esse o segundo passo. 

Nessa etapa o marketing deverá ser direcionado para empreendedores que querem ser donos do próprio negócio, mostrando a excelente oportunidade para começarem a empreender através de uma unidade da sua rede. 

Agora que você já conhece os enormes benefícios que o franchising oferece para o seu negócio, que tal entrar para esse mercado com quem é referência e já formatou mais de 100 negócios?

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