Se existe no Brasil, hoje, um mercado de crescimento contínuo e com excelentes projeções para o futuro, este é a venda e instalação de sistemas fotovoltaicos para casas e empresas.
O mercado de energia solar vem crescendo a cada ano, e em 2022 o esperado é um crescimento e uma popularização ainda maior. À primeira vista, o mercado de energia solar em 2022 apresenta tendências, perspectivas e diversas oportunidades.
Segundo a ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), foi registrado em janeiro de 2022 o marco de 9 gigawatts (GW) de potência instalada, equivalente a um salto sem precedentes de 8 GW para 9 GW em apenas 42 dias.
Com um cenário de pleno crescimento e com novas tecnologias sendo criadas a cada dia, o mercado de energia solar é uma excelente opção de mercado para investimento, com enormes possibilidades de rápido retorno financeiro e expansão exponencial.
Segundo o relatório anual World Energy Outlook, que reúne informações relacionadas às energias renováveis, foi apontado que em 2040, o carvão terá uma participação de menos de 20% na produção de energia. Ou seja, o mercado de energia solar avançará significativamente.
Em um cenário ainda mais promissor, é esperado que os parques solares ganhem mais força em áreas de campo e remotas, possibilitando dessa maneira que agricultores tirem proveito dessa energia renovável a preços mais acessíveis, sem perder em qualidade de produção e condições de cultivo.
Ainda esse ano, é apontado que a estimativa é de que a agricultura faça parte do grupo de maiores impulsionadores da energia solar.
2022 deverá ser o ano mais radiante e promissor já registrado para o mercado solar fotovoltaico brasileiro. A solar é a fonte renovável mais competitiva do país e uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com excelentes oportunidades de geração de emprego e renda.
O nosso país possui todas as ferramentas para ganhar com essa fonte de energia e está finalmente avançando para se tornar uma liderança mundial no setor.