Redes mais colaborativas e novas tecnologias: esse é o futuro do franchising 

Em momentos de crise econômica as franquias assumem um papel de extrema importância, é através delas que novos empreendedores surgem e movimentam o mercado com ideias inovadoras e criam novas alternativas para driblar o desemprego. 

Uma das soluções que cada vez mais redes de franquias estão adotando é a tecnologia como meio de maximização de resultados e processos. 

O que antes era visto como algo inacessível e dispensável, hoje desempenha um papel essencial para o sucesso de uma rede, é através dela que a franqueadora se mantém relevante e atualizada no mercado, melhorar a comunicação entre os franqueados, facilitar o acesso a informações e processos da rede e também assume o papel de uma empresa inovadora que sempre busca proporcionar novas experiências para os clientes e franqueados. 

A tecnologia também abriu espaço para estratégias menos centralizadas, com menos atritos e burocracias, dando mais autonomia e liberdade para os franqueados dentro da rede, sempre aproveitando ao máximo o potencial de cada franqueado para beneficiar a rede franqueadora. 

Um “espírito de startup” se espalhou pelas franquias através de modelos de negócio mais dinâmicos e enxutos do que antes. As empresas começaram a descobrir as vantagens da digitalização de processos burocráticos, redução de custos com maior inteligência e eficiência das operações, contratação de plataformas em nuvem de gestão financeira, por exemplo, e muitos outros processos e plataformas que facilitam e potencializam os resultados da rede. 

A colaboração também se tornou ferramenta indispensável para as franquias pelo país. Um estudo apontou que, enquanto os franqueadores oferecem suporte financeiro e gerencial, os franqueados ajudam a identificar possíveis ameaças e oportunidades para a rede. 

Com a gestão em rede é possível solucionar problemas e resolver crises com mais agilidade e praticidade, já que todos estão focados no mesmo objetivo: o crescimento e fortalecimento da marca. 

Essas mudanças no franchising devem se manter a longo prazo e o espírito da inovação e deve permanecer em cada rede para o aprimoramento contínuo. 

O franchising do futuro será aquele que, apoiado em tecnologia, busca ativamente informações sobre o que seus clientes e franqueados desejam e precisam de forma rápida e flexível. 

Compartilhar: